Sondotécnica Engenharia

Inventário, Viabilidade e Projeto Básico e Executivo e Supervisão das Obras da Usina Hidrelétrica de Samuel

Cliente: ELETRONORTE

 
Estudos, projetos básico e executivo, bem como gerenciamento da implantação da Usina Hidrelétrica de Samuel, no rio Jamari, na região Amazônica, no Estado de Rondônia, incluindo projeto, supervisão da construção das obras civis bem como projeto, inspeção da fábrica e supervisão da montagem dos equipamentos eletromecâ­nicos e dos sistemas de telecomunicações.

As principais características são: Potência instalada de 216 MW; Barragem de terra e terra/enrocamento com altura máxima de 57,50 m; Área de inundação de 560 km2 (cota máxima normal do Na em 87 m). Os volumes totais apresentam: 351.227 m3 de concreto; 1.711.505 m3 de escavação comum; 1.444.661 m3 de escavação em rocha; 5.948.188 m3 de aterro compactado; 543.705 m3 de enrocamento; 228.780 m3 de filtros e transições.

Linha de transmissão
Projeto civil e eletromecânico da linha de transmissão em 34,5 kV, com extensão aproximada de 45 km, entre a Central Termoelétrica da UHE Samuel e a Subestação de Porto Velho, e da linha de transmissão em 230 kV, com extensão aproximada de 50 km, entre a UHE Samuel e Porto Velho.

Subestação 230 kV

Projeto civil e eletromecânico da subestação secionadora Samuel 230 kV, associada à UHE Samuel. Como parte do escopo do projeto civil e eletromecânico da subestação de 230 kV foram realizados os seguintes serviços:

Projeto elétrico dos equipamentos e da instalação (arranjo físico) de 230 e 13,8 kV, os sistemas digitais de proteção, controle e supervisão da subestação, de serviços
auxiliares e a infraestrutura elétrica (aterramento, iluminação, canaletas e eletrodutos);

Projeto civil incluindo a terraplenagem e a drenagem do pátio, as fundações da estruturas metálicas, o cálculo estrutural e o projeto completo das edificações;

Projeto mecânico das instalações prediais da casa de relés, inclusive a de ar condicionado, sistemas de abastecimento d’água, de esgotos e de extinção de incêndio e a instalação do grupo diesel-gerador de emergência.

As atividades de projeto incluíram a locação da subestação, o arranjo físico dos equipamentos do pátio e das edificações, a especificação dos equipamentos, a análise dos documentos dos fabricantes, o projeto executivo detalhado das instalações de alta e de baixa tensão, o projeto das interligações (diagramas de fiação externa e listas de cabos) e a elaboração dos diagramas funcionais (jogo completo, no padrão da ELETRONORTE, a partir dos desenhos dos fornecedores).