Sondot�cnica Engenharia

Programa de Abastecimento de Água ao Setor Sudeste de Luanda - 3a Etapa

Cliente: Construtora Norberto Odebrecht - CNO

  
Estudos e projetos executivos para o Sistema de Reforço de Abastecimento de Água Totável ao setor Sudeste de Luanda – 3ª Etapa, em Angola.

Os estudos consistiram de:
- Assessoria/elaboração de anteprojeto e documentos técnicos para fundamentar as cartas-consulta para solicitação, obtenção e aprovação de empréstimo/financiamento para a terceira etapa do referido programa junto ao PROEX – Banco do Brasil, resultando em investimentos contratados da ordem de US$ 98,000,000.00 (noventa e oito milhões de dólares norte-americanos).

- Concepções técnicas para ampliação de obras existentes e para a construção de novas obras do Sistema de Abastecimento de Água, que envolvem: levantamentos topográficos e geotécnicos; projeto executivo (incluso os projetos: geotécnico, processo, hidráulico, sanitário, estrutural, elétrico, instrumentação, mecânico, arquitetura, urbanização e paisagismo); estudos de suporte e apoio técnico na obtenção das futuras aprovações e licenças ambientais para o empreendimento; seleção de fabricantes; e análise e acompanhamento da fabricação dos equipamentos. O projeto executivo consta de memória justificativa, especificações, orçamento e desenhos.

As obras componentes do sistema sendo projetado são as seguintes:
• Reabilitação das instalações de processo e eletromecânicas da Estação de Tratamento de Água de Kifangondo, equipada com decantadores do tipo Pulsator e fundo de lama, com filtros rápidos duplos de areia, para assegurar o tratamento da vazão de 1,50 m³/s.

• Reabilitação da conduta Kifangondo-Cazenga com 19,8 km de extensão, diâmetro 1.200 mm de concreto pró-tendido, com trecho aéreo de 11,6 km; Projeto executivo para substituição do trecho aéreo por uma nova conduta enterrada de ferro dúctil (D = 1.200 mm).

• Conduta Kikuxi-Camama com 20,40 km de extensão e diâmetro nominal de 700 mm, de ferro dúctil classe K9, para abastecimento de água à Universidade Agostinho Neto, Novo Distrito residencial da Camama e ao Condomínio Lar do Patriota, servindo uma população de 180.000 habitantes com vazão de 380 l/s.

• Conduta de ferro dúctil de 300 mm para alimentação do Condomínio Nova Vida para atendimento de uma população de cerca de 20.000 habitantes.

• Conduta de interligação do Sistema III com a conduta existente de Luanda Sul; tubulação de ferro dúctil D = 500 mm e extensão de 2 km.

• Complementação de projeto para a ampliação da Estação de Tratamento de Água Luanda Sudeste, de 2,00 m3/s para 2,50 m3/s, para atendimento de uma população final de 1.100.000 habitantes, passando a contar com as seguintes unidades principais de processo:
 - dez floculadores num total de 40 câmaras dispostas em série, com agitadores mecânicos e motores de velocidade fixa;
 - dez decantadores providos de raspador de lodo do tipo longitudinal sobre ponte rolante, baflle e calhas coletoras com vertedores triangulares;
 - vinte e quatro filtros, de tipo fluxo descendente, taxa variável declinante, de camada dupla de areia e antracito;
 - cinco tanques de contato de cloro para desinfecção final.

• Ampliação da estação elevatória de água tratada de 2,0 m3/s para 2,50 m3/s, com seis grupos motobombas, sendo um de reserva, com capacidade unitária nominal de 500 /s, altura manométrica de 30 mca e potência de 250 cv.

• Redes de distribuição primária e secundária na área urbana de Luanda com extensão aproximada de 150 km, associada aos centros de reservação existentes.

• Rede de distribuição para alimentação de 15 fontanários públicos em Zambizanga e 7 centros de abastecimento de caminhões-pipa (girafas) em diversos bairros da cidade.

• Rede de distribuição de água para os setores 2, 3 e 4 das Zonas 1 e 2 da Urbanização do Zango, constando de ampliação da conduta principal de ferro dúctil de 500 mm, rede para alimentação de 96 fontanários públicos e 3 tanques metálicos elevados para pressurização das redes; rede de distribuição em PVC rígido, do tipo PBA com diâmetro de 75 a 100 mm, numa extensão de 10,5 km.

• Suprimento de energia elétrica para iluminação pública dos setores 2, 3 e 4 das Zonas 1 e 2 da Urbanização do Zango; rede elétrica de 15 kV e 400/230 V, com extensão de 20 km.

Data: 2004-2009