Sondotécnica Engenharia

Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP)

Cliente: Governo do Estado do Ceará/SEINFRA

  
Projetos executivos de engenharia para implantação da infra-estrutura do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), no Ceará, incluindo as atividades de consolidação do plano diretor do CIPP, plano de ocupação industrial, plano diretor de implantação do Terminal Intermodal de Cargas (TIC), estudos e levantamentos básicos, projeto básico e executivo das infra-estruturas, bem como EIA/RIMA dos componentes de infra-estrutura.

Foram realizados estudos e análises de todos os planos e projetos existentes, complementados por levantamentos realizados junto aos profissionais dos diversos órgãos do Ceará envolvidos que permitam a previsão de futuros movimentos setoriais de localização industrial, bem como dos movimentos de cargas ortuárias próprias a serem capturadas pelo CIPP. As indústrias projetadas para serem implantadas dentro dos horizontes dos estudos (2015, 2026 e plena ocupação) serviram de base para o dimensionamento das seguintes infra-estruturas:
• Sistema Viário;
• Sistema de Macrodrenagem e de microdrenagem;
• Sistema de Distribuição de Água Bruta e de Água Tratada;
• Estação de Tratamento de Água – ETA CIPP e Estação de Tratamento de Esgoto – ETE CIPP;
• Sistema de Esgotamento Sanitário e Industrial;
• Resíduos Sólidos;
• Suprimento Elétrico e Iluminação Pública
• Sistema de Automação e Sistema de Telecomunicações
• Gás Natural, Petróleo e Derivados.

Foram desenvolvidos também os os projetos executivos das seguintes infra-estruturas: Macrodrenagem e Microdrenagem; Sistema Viário; Redes de Água e Esgoto; Tubovias; Redes de Energia Elétrica e Comunicação; Automação das Utilidades.

Foram realizados os estudos para o licenciamento ambiental focalizando todos os elementos de infra-estrutura dos Setores I, II e TIC, com área de cerca de 4.163 ha. A consolidação dos estudos realizados inclui a caracterização técnica dos componentes da infra-estrutura objeto do presente projeto um diagnóstico ambiental com um resumo da situação dos meios físico e biótico, com base nos estudos existentes, e uma avaliação socioeconômica apoiada em pesquisa direta nas comunidades da área de influência do CIPP. Foi feita uma análise dos principais impactos, além da recomendação de um elenco de medidas mitigadoras e programas ambientais.

Data: 2006-2007