Sondotécnica Engenharia

IBM Moderniza Infraestrutura de TI da Sondotécnica

Reestruturação do ambiente de TI contribuirá para um gerenciamento de negócios mais inteligente e dinâmico

A Sondotécnica, empresa brasileira de consultoria e projetos de engenharia, atualizou sua infraestrutura de TI com a IBM Brasil para dar apoio a todas as suas áreas de atuação: transporte (modais rodoviário, ferroviário, metroferroviário e portuário), obras hidráulicas de grande porte (bacias hidrográficas, canalizações e dragagens, barragens e usinas hidrelétricas e irrigação), meio ambiente, projetos especiais, petróleo e gás, saneamento e eletricidade.
 
Para suportar um elevado volume de atividades com alta disponibilidade, velocidade e segurança, a Sondotécnica adquiriu da IBM: Servidores tipo Blade, Storage para armazenamento de dados e uma unidade de Backup automatizada. Além das migrações de aplicativos utilizados pela empresa, foi criado um ambiente de servidores virtuais utilizando o VM Ware Infraestruture, que garantirá o crescimento da plataforma sem mudança da infraestrutura. O projeto, que contou com investimento de aproximadamente R$ 800 mil, levou seis meses para implementação, sendo concluído em janeiro de 2010.
 
O desafio consistiu em implementar uma solução que suportasse o crescimento da empresa e, consequentemente, o aumento do número de projetos. Para atender essa necessidade, a Sondotécnica escolheu a IBM e o parceiro de negócios SPE Data Informática, o qual ficou responsável pelo projeto de Hardware, Software e implantação de todas as aplicações, além da migração da plataforma de TI, garantindo a continuidade dos negócios sem impacto para os usuários. Segundo Fabio Bergman, diretor de TI da Sondotécnica, já foi possível atender às demandas da empresa com maior agilidade e flexibilidade e melhorar o gerenciamento das informações.
 
Sobre a Sondotécnica:
Para mais informações sobre a Sondotécnica, visite http://www.sondotecnica.com.br 
 
Sobre a SPEData Informática:
Para mais informações sobre a Spedata, visite http://www.spedata.com.br
Sobre a IBM:
Para mais informações sobre a IBM, visite http://www.ibm.com/br
 
 
Fonte: Revista Engenharia – Edição 595/2009 – 12/02/2010